Loading...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FESTEJOS FOLCLÓRICOS DO MÊS DE JANEIRO

   No Brasil acontecem muitos festejos folclóricos entre o Natal e o Dia de Reis em Janeiro. Estes festejos são na maioria relativos ao nascimento de Jesus, uma mistura de festejos religiosos e pagãos. Sendo o mais tradicional a Folia de Reis ou Terno de Reis.  
   Na primeira semana de Janeiro é comemorado o Dia de Reis em todo Brasil, em vários estados e cidades brasileiras há a representação deste festejo natalino. Dentre estes festejos destacam-se além do Dia de Reis, as festas do Senhor do Bom Fim, que acontece em todo o Brasil, mais particularmente no Nordeste e Sudeste. 
   A tradicional Lavagem do Bom Fim acontece todos os anos em Salvador na Bahia, um dos mais antigos festejos brasileiros, teve início em 1754.  
   Há ainda a festa religiosa de São Sebastião que acontece todos os anos no mês de Janeiro na cidade do Rio de Janeiro.  
   Também é comemorado o Boi-de-Janeiro de Pedra Azul, que acontece na cidade de Pedra Azul em Minas Gerais, uma jovem tradição com pouco mais de 50 anos. A festa de Pedra Azul é uma homenagem aos “Santos Reis”, e faz parte da Festa do Reinado; onde o boi percorre as ruas praças e casas da cidade acompanhado pelos Reiseiros, são eles que definem o ritmo da música, uma música alegre tipicamente Afro brasileira, com pandeiros, bumbos, sanfonas, gaitas, triângulos e caixa.  
   Após as comemorações do Dia de Reis encerram-se os festejos natalinos, com a desmontagem das árvores de natal e dos presépios, dando início a um novo ciclo festivo popular que vai culminar com o carnaval. 
   Há ainda neste mês, Janeiro, o Encontro Cultural de Laranjeiras. Todos os anos a cidade de Laranjeiras, berço da economia de Sergipe, recepciona a intelectualidade brasileira ao sediar um dos mais importantes encontros culturais do país. 
   Em Laranjeiras há um museu a céu aberto sobre o período da escravidão, esta cidade é conhecida também pelo importante trabalho de preservação das tradições folclóricas, não só de Sergipe, mas de todo o Nordeste. Ainda em Sergipe acontece todos os anos a “Festa do Bom Jesus dos Navegantes”, na capital Aracaju, assim como em várias cidades do interior como em Propriá, Neópolis e no baixo São Francisco. 
   Ainda no Nordeste festeja-se muito o Cavalo Marinho, um festejo que envolve muitos personagens, com danças típicas e tradicionais, uma homenagem nordestina aos Reis Magos. 
   Não podemos esquecer da tradicional e popular queima da Lapinha ou Queimação das Palhinhas que ocorrem no Maranhão. Muito tradicional e popular no Maranhão, trata-se de um ritual centenário onde são retiradas as palhas do presépio para serem queimadas em uma fogueira, simbolizando o inicio de um novo ciclo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Deixe seu comentário ou sua opinião para melhorarmos o conteúdo do blog, vamos juntos ajudar a preservar nosso folclore.